a Feira da Juventude.
E foi a Feira da Juventude…
Estávamos em 1998, verão quente e muita vontade de fazer coisas novas por um concelho que teimava em sobreviver a um momento menos bom, na procura de novos rumos.
Dois jovens sonharam, deram as mãos a outros jovens e menos jovens e construíram aquilo que tempos antes não passava de um sonho.
Os apoios foram surgindo, desde logo pela mão da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia. A estes juntaram-se empresários e associações locais. Vieram aquilo a que chamamos patrocínios de algumas marcas conhecidas que quiseram apostar num festival cujo parto estava eminente, ao mesmo tempo que outros no país nasciam e ou cresciam.
Escolhido o local ideal para o evento, o Poço Corga, foi com muito esforço, mas também muita alegria que se construiu o cartaz, que se improvisaram tasquinhas, que se organizaram atividades que ocupariam os tempos livres durante uma semana.
Foi talvez a primeira vez que em Castanheira de Pera se constituiu um “banco de voluntários” que deram o seu melhor antes, durante e após a Feira da Juventude.
Muita história há a contar, muitas as memórias dos que passaram por cá até 2003.
E a Feira da Juventude está de volta. Com outra roupagem porque a moda é assim mesmo, muda sendo preciso adaptar aos novos tempos sem esquecer, no entanto, que lá atrás, ainda no século XX, ela deixou em nós aquele sentimento tão português: Ai a saudade!